Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Novos rumos...

Olá a todos, e sejam bem-vindos novamente!
Mais uma vez, o FEM estará de "portas abertas" para todos que desejarem visitar a PUC!

Neste semestre o evento será realizado no dia 29 de outubro, durante o evento "PUC Portas Abertas", um evento de ampla divulgação por parte da universidade, o que facilita o nosso objetivo de atingir mais pessoas: além da questão de eliminar alguns empecilhos burocráticos, o projeto "Física em Movimento" sendo parte de um evento já institucionalizado vem trazer um reforço e importância ao espectro do projeto. E, também, possivelmente, despertar o interesse (dos alunos que vierem) pela Física.
  
Mas, dessa vez o que será apresentado?
  
Além de alguns experimentos já vistos no projeto do 1º semestre (como os experimentos visão 3D e Holografia), este evento contará com novos experimentos voltados para a investtigação das propriedades ondulatórias, tanto que o nome do evento será "Física Movimento 2: Na onda da luz".

Os experimentos vistos anteriormente serão revistos, sob a óptica das ondas: como podemos estudar a holografia, através de propriedades ondulatórias? Ou, como podemos aplicar as propriedades ondulatórias da luz em equipamentos tecnológicos? Você já imaginou em fazer um equipamento que consegue identificar cada comprimento de onda da luz visível, usando peças encontradas em lojas de eletrônica, e um scanner for a de uso?

Este último experimento se chama espectrofotômetro, e pode ser construído "de forma caseira" com os equipamentos e componentes mencionados, além da indispensável presença de um LDR (um componente que converte um sinal luminoso em sinal variável de tensão) e de um equipamento que, amplamente difundido pela intenet: o arduino(R). Este equipamento (um microcontrolador)capta os sinais de tensão, identificando e discriminando cada sinal, variável conforme as diferentes frequências da radiação luminosa (do espectro de luz visível), e repassa-os a um computador (via USB), no qual, usando-se uma programação adequada, pode-se fazer com que o carro do scanner varre todo o espectro (indo e voltando), captando cada um dos comprimentos de onda da luz visível.
  
Embora entender como o arduino funcione seja essencial (e os mecanismos do motos do scanner, também (!)),  até para realizar toda a construção do experimento, é mais importante para a divulgação do experimento demonstrar como a varredura é feita e de que modo analisamos e comparamos os resultados obtidos. Através da construção deste espectrofotometro estas duas qualidades do experimento (interação, com cada mecanismo e cada parte componente dos sistemas meânicos e de programação, bem como a análise dos resultados, comparando, criticando e reformulando, sob o aspecto da Física) estão satisfeitas. Além de ser um novo modo de se levar os conceitos de ondas eletromagnéticas (e suas propriedades, como a difração) para o pessoal do ensino médio.

 Por isso pretendemos divulgar este novo experimento nesta nova etapa do Física em Movimento: Na onda da Luz.

Finalmente, haverá duas palestras, referentes aos curso de Física, suas aplicações na atualidade (propriedades, inovações, tecnologia), e otra palestra referente à divulgação científica. Estas palestras servem para elucidar melhor a compreensão do público de ensino médio do que vem a ser a Física e de como podemos divulgar ciência no Brasil, de modo inovador e atraente.
  
Esperamos que se sintam interessados pelas novos recursos e pelas novas ideias a serem apresentadas.

Divirtam-se!
  
PS: nas próximas matérias tem mais coisa sobre a programação e as oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário